domingo, 6 de janeiro de 2013

Influência das cores


As cores nos influenciam muito. Há pessoas que não percebem, não acreditam. Mas sim, elas tem poder.

Branco: paz, pureza, delicadeza, leveza, limpeza, clareza. Para algumas pessoas pode trazer frieza, tristeza e impessoalidade. Na decoração realça outras cores. Sozinho pode se tornar monótono e hostil.


Cinza: distinção. Neutraliza outras cores. Na decoração utiliza-se cinza para dar um efeito especial, também para dar contraste. Usado em pé direito alto para dar uma sensação de rebaixo.


Preto: Semelhante ao cinza. Representa agressividade, tristeza, mas também a elegância. Na decoração é muito usado em ambientes masculinos, dando também um ar mais sofisticado.


Amarelo: vida, criatividade, ação, concentração, disciplina, alegria, espontaneidade. Na decoração é ideal para ambientes que recebem pouca luz natural. Na cozinha, estimula o apetite. Pode gerar desconforto se utilizado em grandes áreas.


Laranja: verão, otimismo, alegria, bom astral, entusiasmo. Parecido com o amarelo, também ajuda a abrir o apetite. Indicado também para dormitórios infantis. Quando usado em tons mais escuros, sugere estabilidade. Estimula o diálogo, bom para ser usado em salas de estar.


Vermelho: sangue, paixão, perigo, alegria, poder, luxo, calor. Deve ser usado com cuidado, principalmente em quartos de casal, pois além de estimular a sexualidade, o vermelho estimula a agressividade e nervosismo. Além de simbolizar a aproximação entre pessoas. Quando usado em demasia, pode ser visto como vulgar.  Mas, em uma pequena dose, da um ar de glamour. Indicado para pessoas tímidas e retraídas por ser estimulante.


Verde: juventude, frescor, abundância, esperança, bem-estar, natureza. Por ser a cor do equilíbrio, não agita nem relaxa demais. Ameniza o stress, e estimula o silêncio. É indicado para todos os ambientes. Complementa madeira e jardins.


Azul: infinito, paciência, serenidade, pensamento, espaço, verdade. Na decoração os tons intensos e monocromáticos, induzem a depressão. Em tons suaves, tem efeito analgésico. Tem grande aceitação. Quando utilizado em grandes áreas e misturado com outras cores, não se torna cansativo. Indicado em ambientes formais, pois tons mais escuros transmitem autoridade. É também desestressante.


Violeta / Roxo: magia, misticismo, tristeza, aflição, profundidade, intuição. É a cor que mais influencia nas emoções e no estado de humor das pessoas. Em tons fortes, agrava o estado depressivo. Tons claros acalmam, bem utilizados em locais de meditação.


Marrom: estabilidade, recolhimento, aconchego. Utilizada na decoração devido a neutralidade. Presente em elementos naturais como terra e madeira. Em tons muito escuros torna o ambiente pesado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário